Sistema de Qualidades das Águas: Estado Trófico

Esta página permite acessar os dados de qualidade de água, relativo à eutrofização. Para produzir estes dados são realizadas campanhas de forma descentralizada, sendo os trabalhos de campo realizados pelas gerências regionais da Cogerh (Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Limoeiro do Norte, Pentecoste, Quixeramobim e Sobral) e as análises laboratoriais por laboratórios contratados.

Com raras exceções o ponto avaliado fica na região mais profunda do açude, relativamente próximo à barragem, sendo amostra de água coletada à uma profundidade de 30 cm.

Ao selecionar uma campanha automaticamente são apresentados os estados tróficos dos açudes analisados para a referida campanha. Caso o usuário queira visualizar o histórico de um determinado açude basta clicar no triângulo correspondente.

Caso o usuário queira ver o resultados detalhados da campanha basta clicar no respectivo botão

O estado trófico dos açudes é um importante indicador da qualidade da água armazenada nos açudes, sendo que os açudes classificados como oligotróficos apresentam uma melhor qualidade, enquanto que os açudes classificados como hipereutróficos apresentam um qualidade pior. A eutrofização é o processo de deterioração da qualidade da água causada pela presença de nutrientes na coluna de água, que são substâncias oriundas de diversas fontes, como por exemplo o uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica, efluentes de indústrias, efluentes de estações de tratamento de água e de esgoto, gado no entorno do açude, piscicultura no espelho de água. Outro fator que desempenha importante papel na eutrofização é a intensidade da renovação da massa de água. Nos anos que os açudes tem reduzido aporte de água isto impacta em uma reduzida renovação da massa de água, que é prejudicial à qualidade da água. A eutrofização pode trazer entre outras consequências um ecossistema desequilibrado, a intensa presença de plantas aquáticas, cor esverdeada, odor, mortandade de peixes e a maior intensidade de tratamento para tornar a água potável. O processo de eutrofização diz respeito à água bruta e como tal para o consumo humano sempre é necessário o seu tratamento para torna-la potável e adequada para o consumo humano.

Todos
Ponto Data [Nt] [Pt] cl@ Cont.Cianob. Transp. Classe Info.
*[PT]: fósforo total(mg/L); cl@: clorofila-a (µg/L); [Nt]: Nitrogênio (mg/L); Cont.Cianob: Cont. Cianobactérias (Cél/mL); Transp.: Transparência (m).
Legenda:
Oligotrófica
Mesotrófica
Eutrófica
Hipereutrófica
N.I
v 3.0.30